0803São quase 50 anos dedicados a saúde e bem-estar de pacientes

Em 1973, formava-se em odontologia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Waldercy Joe da Costa Silva. Ela foi a primeira mulher a obter o registro no Conselho Regional de Odontologia de Roraima, com a numeração 003 e é uma das homenageadas neste Dia Internacional da Mulher.

Na história, este Dia remete a luta e trajetória de mulheres em busca de melhores condições de trabalho e respeito social, político e econômico. E ao longo dos anos, Waldercy acompanhou a mudança e o avanços das mulheres na odontologia. “Motivo de alegria, uma honra, a homenagem”.

Dentro dos avanços acompanhados por ela está o programa de fluoretar a água pelo Sistema Público de Distribuição e, assim, reduzir os índices de cáries nas crianças. “Senti muito essa diferença do antes e depois, porque antes as crianças perdiam todos os molares aos seis anos”, e, enquanto isso, programas ocorriam nas escolas para prevenção de doenças bucais nos estudantes.

Além disso, a Cirurgiã-Dentista viu o crescimento de cursos de especialização em odontologia ocorrer em Roraima, bem como o surgimento e avanço da internet. “Sempre se atualizar para oferecer o melhor para os pacientes e desenvolver a alegria e saúde dos pacientes”, frisou.

No CRORR, 638 mulheres cirurgiãs-dentistas estão ativas. O Conselho é presidido por uma mulher, a Dra. Lidiane Vanderlei, que sempre almejou a colaboração coletiva em prol da qualificação da profissão em Roraima. “A gente prioriza a casa, o trabalho, mas na hora certa Deus nos coloca no lugar certo e eu acho importante a mulher ocupar espaços porque ela pode mostrar a sua capacidade de liderar, de gestão com as características femininas como o carinho e dedicação”, complementou.

Assessoria de Comunicação – CRO-RR