Mulheres são as mais preocupadas com a saúde bucal
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da Pesquisa em Saúde de 2019, as mulheres demonstram mais preocupação com a saúde bucal do que os homens. Das 148 mil pessoas entrevistadas, cerca de 80 mil mulheres afirmam escovar os dentes duas ou mais vezes ao dia, contra 68 mil afirmações masculinas.
Neste dia 15 de julho, considerado o Dia Nacional do Homem, data criada em 1992 pela Ordem Nacional dos Escritores, como forma de incentivar o público a cuidar de saúde como todo.

Augusto Ensaio 6
A ausência dos cuidados pessoais, destacou o presidente do CRO RR (Conselho Regional de Odontologia de Roraima), Augusto Machado, é uma resistência antiga. “Por muito tempo, tanto os cuidados com a aparência, quanto a saúde do homem estiveram ligados a uma imagem de fragilidade e mais ainda quando se tratava da saúde bucal”, disse.

Contudo, a situação começou a mudar, aos poucos. “Mas, hoje a imagem de um homem de sucesso inclui um homem saudável e sorriso brilhante e seguindo a tendência da modernidade, estão mais atentos a cuidar da saúde bucal. A recomendação é uma rotina semestral para cuidados da saúde bucal. Afinal, a saúde começa pela boca”, complementou Machado.

diadohome.jpg

Eduardo Mesquita é servidor público e se preocupa com a saúde. “Vou periodicamente a cada seis meses para evitar cáries, cuidar da minha saúde bucal. Já usei aparelho por três anos”, esse costume foi herdado da família. “Por conta da má higiene bucal a pessoa decorre de várias doenças, inclusive doenças do coração”, se preocupou.

jeferson.jpg
O cirurgião-dentista Jefferson Acioli alerta aos homens para o autocuidado, pois muitos alegam falta de tempo. “Nós homem merecemos maior atenção de nós mesmos, a família é importante porém um homem com saúde bucal perfeita cuida melhor dos que ama”, disse.