O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia – constituem em seu conjunto uma autarquia, sendo cada um deles dotado de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira, e têm por finalidade a supervisão da ética profissional em toda a República, cabendo-lhes zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.

Em Roraima, o Conselho nasceu em abril de 1990. Antes disso, era uma Delegacia Regional ligada ao CRO do Estado do Amazonas. Seu primeiro presidente foi Dr. Álvaro Luis Calegari, quem deu os passos iniciais para a formação de um Conselho que prima pela excelência em suas ações. Seus sucessores foram os Dr. Fider Paes Monteiro, Dr. Manoel Leopoldo Filho, Dra. Maria Livoni Bezerra de Oliveira e Dr. Namis Levino da Silva Filho, Dr. Luís Eduardo Lopes Albuquerque, que desempenharam igualmente grande e relevante contribuição para o enriquecimento e fortalecimento da Entidade. Durante esse período o CRO – Roraima tem apoiado a criação das entidades odontológicas e reconhecendo a sua importância para o crescimento da odontologia no Estado.

Atualmente, a CD Daniela Favalli Jaccomo, é a presidente do CRO – Roraima e vem dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelos seus antecessores, através de ações voltadas para o avanço dos serviços de odontologia tanto na rede pública quanto na particular.

Entre as atividades do CRO também está a deliberação sobre inscrições, expedição de carteiras profissionais, promover por todos os meios a seu alcance o perfeito desempenho técnico e moral da odontologia e de seus profissionais.
Nesses 34 anos o CRO – Roraima contou com o apoio incondicional do Conselho Federal de Odontologia.