crorr 1205

Evento será em maio e abordará a saúde bucal de gestantes indígenas e não-indígenas no Estado

Os cuidados com a saúde bucal da mãe são necessários para o desenvolvimento saudável do bebê. Dentro deste contexto, o Conselho Regional de Odontologia, em parceria com o Ministério da Saúde, realizará no dia 26 de maio, a partir das 19h, no auditório do Sesc, o I Seminário de Pré-Natal Odontológico para profissionais da Saúde.

A proposta é discutir as ações desenvolvidas em Roraima como prevenção a partos prematuros e doenças ocasionadas por falta de atendimento odontológico durante a gestação de mulheres indígenas e não-indígenas, na Capital ou no interior do Estado. Cerca de 200 profissionais participarão do evento.

Participarão profissionais de saúde de Roraima com temáticas sobre a importância dos cuidados odontológicos na mulher, palestra fotográfica sobre pré-natal odontológico indígena e apresentação com representante do Ministério da Saúde sobre as diretrizes do Pré-Natal Odontológico.

Antes, no dia 25 de maio, representantes do Ministério da Saúde juntamente com o CRORR visitarão a Casai (Casa de Saúde Indígena) a maternidade Nossa Senhora de Nazaré, o centro de referência da mulher e uma Ong que atende imigrantes em Roraima para visitas técnicas. Na oportunidade também vão entregar a cartilha com as normas do SUS, inclusive traduzidas para etnias Ingarikó e Wai-Wai, tradução em parceria com a UFRR (Universidade Federal de Roraima).

PROGRAMAÇÃO

19h - Credenciamento

19h30 - Abertura

20h - Palestra – Dados do Pré-Natal Odontológico no estado de Roraima – Palestrante: (CRO-RR)

20h30 – Palestra fotográfica sobre Pré-Natal Odontológico – Palestrante:  (Dsei-leste)

21h30 - Palestra – diretrizes do Pré-Natal Odontológico – Palestrante: ( Ministério da Saúde)

22h – Encerramento

Assessoria de Comunicação – CRO-RR

170322

Conselho Regional de Odontologia fará ação alusiva no próximo domingo, na Feira do Garimpeiro, bairro Asa Branca

O Conselho Regional de Odontologia de Roraima realizará no próximo domingo (20), ação educativa no Dia Mundial da Saúde Bucal. A atividade será das 8h às 11h, na Feira do Garimpeiro, situada no bairro Asa Branca.
Dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal, técnicos em prótese dentária e acadêmicos em Odontologia, farão panfletagem, orientação e entrega de kits de higiene bucal para a população. Haverá uma tenda montada em frente ao armarinho Atacadão Negreiros com atividades educativas, teatro aberto, orientação em higiene bucal com o escovómodro e auxílio em como escolher o dentista ideal para cada situação.
“Todas as ações da odontologia, individuais ou coletivas, têm esse intuito de remeter ao público a ida ao dentista, seja ele público ou particular”, enfatiza a presidente do CRO-RR, Lidiane Vanderlei.
Mais do que estética, os cuidados bucais previnem doenças em todo o corpo humano, por isso é necessária a visita regular ao dentista. “Hoje é uma meta da Saúde o pré-natal odontológico para não ocorrerem partos prematuros, como outras doenças que chegam pelo SUS [Sistema Único de Saúde] por causa da saúde bucal”, complementou.
São parceiros da ação: Unama, Faculdade Cathedral, Ceter (Centro de Educação Tecnológica de Roraima), Senac (Serviço Nacional do Comércio) e Armarinho Atacadão Negreiros, além de voluntários que se dedicarão para fomentar as atividades na Feira do Garimpeiro.

20 DE MARÇO
A data foi instituída pela Federação Dentária Internacional (World Dental Federation) com o propósito de disseminar a importância da boa prática em saúde bucal.

0803São quase 50 anos dedicados a saúde e bem-estar de pacientes

Em 1973, formava-se em odontologia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Waldercy Joe da Costa Silva. Ela foi a primeira mulher a obter o registro no Conselho Regional de Odontologia de Roraima, com a numeração 003 e é uma das homenageadas neste Dia Internacional da Mulher.

Na história, este Dia remete a luta e trajetória de mulheres em busca de melhores condições de trabalho e respeito social, político e econômico. E ao longo dos anos, Waldercy acompanhou a mudança e o avanços das mulheres na odontologia. “Motivo de alegria, uma honra, a homenagem”.

Dentro dos avanços acompanhados por ela está o programa de fluoretar a água pelo Sistema Público de Distribuição e, assim, reduzir os índices de cáries nas crianças. “Senti muito essa diferença do antes e depois, porque antes as crianças perdiam todos os molares aos seis anos”, e, enquanto isso, programas ocorriam nas escolas para prevenção de doenças bucais nos estudantes.

Além disso, a Cirurgiã-Dentista viu o crescimento de cursos de especialização em odontologia ocorrer em Roraima, bem como o surgimento e avanço da internet. “Sempre se atualizar para oferecer o melhor para os pacientes e desenvolver a alegria e saúde dos pacientes”, frisou.

No CRORR, 638 mulheres cirurgiãs-dentistas estão ativas. O Conselho é presidido por uma mulher, a Dra. Lidiane Vanderlei, que sempre almejou a colaboração coletiva em prol da qualificação da profissão em Roraima. “A gente prioriza a casa, o trabalho, mas na hora certa Deus nos coloca no lugar certo e eu acho importante a mulher ocupar espaços porque ela pode mostrar a sua capacidade de liderar, de gestão com as características femininas como o carinho e dedicação”, complementou.

Assessoria de Comunicação – CRO-RR
95 98117-1677

edital
A Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Roraima, no uso de suas atribuições legais, CONVOCA, os Cirurgiões Dentistas inscritos neste Conselho Quite com a Tesouraria, exceto os com inscrição secundária, para participarem da Assembleia Geral para a apreciação do Processo de Prestação de Contas do exercício de 2021, que será realizada no dia 18 de março de 2022, em sua sede, na Rua Souza Junior, 39 – São Francisco, às 13h00min em primeira convocação com a maioria dos inscritos e às  13h30min em segunda e última convocação, com qualquer número dos inscritos presentes.

Boa Vista-RR, 04 de março de 2022.

LIDIANE CAVALCANTE VANDERLEI, CD
Presidente do CRO-RR

crorr 0403

Proposta reunirá representantes da medicina, enfermagem, farmácia e odontologia com palestras, discussões e casos de sucesso em Roraima 
Na Semana Internacional da Mulher, o CRO-RR (Conselho Regional de Odontologia de Roraima) realizará no dia 7 de março, a partir das 19, na sede da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Roraima), o 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras em Saúde. A entrada é um quilo de alimento não perecível a ser destinado ao projeto “Mexendo a Panela”, da Paróquia Consolata. 
“Temos uma visão do fortalecimento da classe odontológica, mas também consciente para outras classes e estimularmos a parte ética de todas elas no empreendedorismo”, explicou a presidente do CRO-RR,Lidiane Vanderlei. 
Participará a presidente do CRM-RR (Conselho Regional de Medicina de Roraima), Blenda Garcia, a do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), Tarcia Barreto, e do CRF-RR (Conselho Regional de Farmácia), Bianca Félix. Conforme Lidiane, essa integração possibilitará a evolução da mulher empreendedora em saúde. “A ideia é fazermos uma Mesa Redonda com mulheres presidentes de Conselhos de Saúde”, complementou. 
A programação consiste ainda com as palestras “Seja Digital Influencer do seu Próprio Negócio”, com a Especialista em Marketing Lidiane Santos, e “Oratória e o Mercado de Trabalho”, com a enfermeira La Paz. As apresentações servirão para o fortalecimento da imagem das profissionais no mercado de trabalho dentro dos limites expostos nos Códigos de Éticas das profissões em saúde. 
Haverá apresentação de casos de sucessos com a farmacêutica Itaynara Brasil, com a médica Rochelle Távora e da Cirurgiã-Dentista, Ana Carolina Scheller. “O que eu vou compartilhar com vocês é a minha breve trajetória, como eu me transformei pessoalmente, fisicamente e profissionalmente”, disse Ana Carolina. 
 
A OAB-RR fica na avenida Ville Roy, bairro Canarinho. 
 
Para participar basta fazer sua inscrição no link: https://forms.gle/aEvZmwcQE7L5jRjj7
 
Assessoria de Comunicação CRO-RR 
02.03.2022