harmonizacao
Evento será no dia 19 de agosto, a partir das 19h, no Roraima Garden Shopping
De cunho informativo, o Conselho Regional de Odontologia de Roraima (CRORR), realizará nesta sexta-feira (19), a partir das 19h no auditório da Faculdade Unama, no Roraima Garden Shopping, a palestra “Harmonização para TSBs e ASBs”, direcionada a técnicos e auxiliares em Saúde Bucal e acadêmicos da área de odontologia. 
Para participar, os interessados podem confirmar presença pelo formulário virtual https://forms.gle/tFhRdt1ZNpex8b7VA disponível na página do CRORR (@cro.rr) no Instagram. A palestra será ministrada pela cirurgiã-dentista Rafaela França (CRO 758-RR) que vai destacar a atuação dos técnicos e auxiliares na harmonização orofacial. 
“Como é uma área relativamente nova na odontologia, faremos esta palestra de caráter informativo para auxiliares e técnicos porque muitos ainda não conhecem as formas de fazer a harmonização, não sabem sobre instrumentos e por isso o CRO fará este encontro”, explicou Rafaela. 
O Conselho, destacou o presidente Augusto Machado, trabalha em prol de todos os profissionais da odontologia. “Faremos esta palestra abordando o tema harmonização orofacial que mais cresce na odontologia para que auxiliares e técnicos tenham a capacidade para trabalharem neste mercado”, e frisou. “É um evento gratuito para fortalecer a classe”.
cro1208
O Conselho Regional de Odontologia de Roraima (CRORR) informa mudanças na diretoria para o biênio 2022-2023 após votação em Plenária Extraordinária ocorrida nesta sexta-feira (12). 
Confira: 
Presidente efetivo – Augusto Rodrigues Machado (CRO RR – 667)
Tesoureira – Rossana Karla Santos de Andrade (CRO RR - 221)
Secretário – Felipe Negrão da Silva (CRO RR – 714)
Presidente da Tomada de Contas – Rafaela Franca Urbano Resende (CRO RR – 758)
Presidente da Comissão de Ética – Jefferson Acioli de Souza (CRO RR - 561)
Conselheiros suplentes: Igor Fernando Silva de Azevedo (CRO RR – 857); Jordana de Oliveira Coutinho (CRO RR – 553); Tatiana Leite Xaud (CRO RR – 216).

cro0108

Evento ocorrerá no dia 6 de agosto, no auditório da OAB, no bairro Canarinho

Os Conselhos Regional e Federal de Odontologia, e o SBTI (Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia), realizarão no dia 6 de agosto, a partir das 9h, no auditório da OABRR (Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Roraima), o Primeiro Meeting de Harmonização Orofacial, evento destinado a profissionais da odontologia para debaterem o crescimento da HOF (Harmonização Orofacial).

As inscrições podem ser feitas pelo google forms, garantindo a vaga pelo link: https://forms.gle/p6ou7EQCNSuUBCTr5 .

Participarão do evento, profissionais de Roraima e convidados de outros estados do Brasil, com sete painéis com temas entre uso de produtos, ética e legislação e técnicas. Para o presidente do CRO Roraima, Augusto Machado, o primeiro Meeting fortalecerá a odontologia e a especialidade que está em crescimento.

“Trazendo informações das técnicas mais avançadas e modernas, mas tudo dentro das normas e das resoluções do CFO, inclusive teremos a palestra do Dr. Clauido Miyake explicando o que pode e o que não pode dentro da harmonização e será momento de união da classe, de aprender, de engradecer a odontologia”, contou Machado.

Cláudio Miyake conduzirá a palestra “O que podemos fazer em HOF: Ética e Legislação”. O evento, segundo ele, já percorreu diversos Estados e neste segundo semestre do ano contemplará a região Norte.

“Isso é importante para levarmos informações aos profissionais cirurgiões-dentistas para que exerçam esta bonita especialidade da odontologia de forma ética, profissional e sempre baseado em ciência”, complementou Miyake.

O diretor financeiro da SBTI, Rafael Coverloni, explicou sobre o Meeting e a dimensão do evento entre os profissionais. “Fazemos esses meetings regionais junto com os conselhos de cada Estado e junto com CFO para fazer cada vez mais a expansão da orofacial que cada dia que passa, mais cresce no País”, concluiu.

Programação dos painéis temáticos:

9h: O papel do gerenciamento químico da pele no controle de melasma – Profª Derlano Capucho

10h: Toxina botulínica e ácido hialurônico como coadjuvante no tratamento odontológico – Profº Marcelo Ramos

10h40: O que podemos fazer em HOF: ética e legislação – Profº Cláudio Miyake

14h: Intercorrências em HOF – Profª Jamily Braga

14h40: Preenchimento labial – prfª Sibéria de Morais

15h40: Bichectomia – Profº Rafael Coverloni

16h40: Harmonização integrativa: uma visão além da face – Profª Sibéria de Morais

Assessoria de comunicação – CRO-RR

Mulheres são as mais preocupadas com a saúde bucal
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da Pesquisa em Saúde de 2019, as mulheres demonstram mais preocupação com a saúde bucal do que os homens. Das 148 mil pessoas entrevistadas, cerca de 80 mil mulheres afirmam escovar os dentes duas ou mais vezes ao dia, contra 68 mil afirmações masculinas.
Neste dia 15 de julho, considerado o Dia Nacional do Homem, data criada em 1992 pela Ordem Nacional dos Escritores, como forma de incentivar o público a cuidar de saúde como todo.

Augusto Ensaio 6
A ausência dos cuidados pessoais, destacou o presidente do CRO RR (Conselho Regional de Odontologia de Roraima), Augusto Machado, é uma resistência antiga. “Por muito tempo, tanto os cuidados com a aparência, quanto a saúde do homem estiveram ligados a uma imagem de fragilidade e mais ainda quando se tratava da saúde bucal”, disse.

Contudo, a situação começou a mudar, aos poucos. “Mas, hoje a imagem de um homem de sucesso inclui um homem saudável e sorriso brilhante e seguindo a tendência da modernidade, estão mais atentos a cuidar da saúde bucal. A recomendação é uma rotina semestral para cuidados da saúde bucal. Afinal, a saúde começa pela boca”, complementou Machado.

diadohome.jpg

Eduardo Mesquita é servidor público e se preocupa com a saúde. “Vou periodicamente a cada seis meses para evitar cáries, cuidar da minha saúde bucal. Já usei aparelho por três anos”, esse costume foi herdado da família. “Por conta da má higiene bucal a pessoa decorre de várias doenças, inclusive doenças do coração”, se preocupou.

jeferson.jpg
O cirurgião-dentista Jefferson Acioli alerta aos homens para o autocuidado, pois muitos alegam falta de tempo. “Nós homem merecemos maior atenção de nós mesmos, a família é importante porém um homem com saúde bucal perfeita cuida melhor dos que ama”, disse.

presidente-cro

O presidente em exercício do CRO-RR (Conselho Regional de Odontologia de Roraima), Augusto Machado, e os conselheiros Jeferson Acioli e Ana Carolina Scheller participaram de 29 de junho a 2 de julho do 39º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD).
O evento é considerado o mais importante para categoria e reúne profissionais de diferentes países com o mesmo intuito, trocar experiências e atualizar-se nas áreas de atuação, principalmente com cursos distribuídos em 11 segmentos.
Para o CRO-RR, o evento superou as expectativas, pois com a pandemia da covid-19 o Congresso não ocorria de forma presencial há dois anos. “Conseguimos nos reunir com a tesouraria e passar as solicitações ao CFO [Conselho Federal de Odontologia], nos reunimos com jurídico para tirar dúvidas internas sobre a padronização de fiscalização em todo Brasil, conseguimos reunir os Conselhos de Ética, tivemos reunião com os presidentes, fomos em várias empresas para firmar parcerias”, explicou.

0807 02
A disposição do evento em arena facilitou a interação entre os profissionais. O presidente da Comissão de Ética do CRO-RR, Jefferson Acioli, destacou os principais pontos para o Conselho de Roraima. “Nossa participação foi muito produtiva porque conseguimos muitas informações novas que vamos colocar em uso aqui na nossa Unidade sobre Ética, processo ético e todas as formas de recebimento de denúncias e o tratamento dentro dos processos”.
A oportunidade de apresentar as demandas de Roraima diretamente ao CFO não foi desperdiçada, disse a tesoureira e secretária em exercício do CRO-RR, Ana Carolina Scheller. “Resolvemos situações muito importantes e, em breve, vamos compartilhar aqui pro nosso Conselho e enquanto estivemos fora o nosso CRO não parou”.

0807 033

    0807 04