Diabéticos precisam tomar mais cuidados com a boca durante pandemia, diz CRO/RR
- Detalhes
- News
- 295
Em Roraima diversas clínicas estão em regime de plantação e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para atender pacientes.
Na crise da Covid-19 as pessoas do grupo de risco precisam ficar atentos quanto a saúde da boca, uma vez que ela faz parte da entrada de contaminação do vírus. Diabéticos por estarem mais em casa devem vigiar quanto o que comem e, ainda, manter os hábitos saudáveis de higiene. Isso porque, segundo o Conselho Regional de Odontologia de Roraima (CRO/RR), a diabetes afeta o corpo inteiro, incluindo dentes e gengivas.
A cirurgiã-dentista, Ananda Praxedes, presidente do CRO/RR diz que o efeito é ainda maior quando a glicose sanguínea não é bem controlada, dificultando o combate das infecções bacterianas.
"Com a glicose sanguínea descontrolada a pessoa pode ter mais placa bacteriana, o que pode representar risco maior de problemas na boca. Se a placa não for removida, pode levar à a infecções do dente e causar inflamação na gengiva, a chamada gengivite, o que é muito prejudicial ao paciente, principalmente em tempos de Coronavírus", alertou.
Ananda afirma que a gengivite é o primeiro estágio da doença tártaro nos dentes e na gengiva. A pessoa com diabetes tem mais dificuldade para controlar bactérias da placa e, por isso, correm risco de contrair gengivite.
"Se a gengivite não for tratada pode evoluir para a periodontite, forma mais grave da doença da gengiva. Com o tempo a periodontite pode afastar os dentes da gengiva e, ainda, amolecer os dentes", ressaltou Ananda.
Além disso, as doenças ocasionadas na boca por falta de higiene, podem contribuir para o descontrole da glicose no sangue.