Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal: Conselho premia municípios destaques em Saúde Bucal
- Detalhes
- News
- 14
Homenagem é um reconhecimento ao compromisso dos municípios com a saúde bucal e o fortalecimento das políticas públicas
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) realizou nesta terça-feira, 12 de novembro, em Brasília-DF, a entrega do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, com o objetivo de reconhecer as gestões municipais que se destacam pela promoção de serviços de saúde bucal de excelência e inclusivos. Além disso, o prêmio visa incentivar a gestão participativa e fortalecer as políticas públicas de saúde nos municípios.
Nesta edição, regida pela Resolução CFO-264/2024, foram premiados os municípios que se destacaram, em 2023, pela implementação de políticas públicas eficazes de saúde bucal. Após uma pausa desde 2019, devido aos desafios impostos pela pandemia, a premiação retorna com o intuito de valorizar os avanços conquistados pelas gestões municipais em um cenário desafiador.
Os municípios foram avaliados com base em critérios como investimentos em serviços odontológicos, qualidade das ações de promoção de saúde bucal, infraestrutura e valorização profissional. Os vencedores receberam como prêmio equipamentos odontológicos modernos e um certificado de reconhecimento pelo empenho em melhorar o atendimento à população.
Os municípios classificados em 1º lugar receberam, como premiação, cadeira odontológica, dois mochos, equipo para controle de seringas tríplice, micromotor e turbina, suctora, refletor odontológico, além de uma placa alusiva e o certificado de participação.
O Presidente do CFO, Juliano do Vale, destacou a relevância e a satisfação de celebrar este momento especial. Para o Conselho Federal de Odontologia, é uma grande honra reconhecer e premiar os municípios que, com dedicação e esforços incansáveis, têm feito a diferença na vida da população. O CFO parabeniza não apenas os gestores, mas também todos os profissionais envolvidos nesse processo. Aproveitamos a oportunidade para reafirmar o nosso compromisso contínuo com o fortalecimento das políticas públicas de saúde bucal em todo o Brasil, sempre em busca de mais qualidade, inclusão e acesso à saúde para todos.
Premiados
Classificado em 1º lugar no grupo E – municípios com mais de 500.000 habitantes
– Salvador/BA
Classificado em 1º lugar no grupo D – municípios com 100.001 a 500.000 habitantes
– Presidente Prudente/SP
Classificado em 1º lugar no grupo C – municípios com 50.001 a 100.000 habitantes
– Primavera do Leste/MT
Classificado em 1º lugar no grupo B – municípios com 20.001 a 50.000 habitantes
– São José da Laje/AL
Municípios classificados em 1º lugar com até 20.000 habitantes de cada macroregião do Brasil
Região Sul – Figueira/PR
Região Sudeste – São Brás do Suaçuí/MG
Região Centro-Oeste – Deodápolis/MS
Região Nordeste – Baía Formosa/RN
Região Norte – Vitória do Jari/AP
Este prêmio é uma importante iniciativa do CFO, que reafirma o compromisso com a melhoria contínua da saúde bucal no Brasil, destacando os esforços das gestões municipais para garantir uma odontologia acessível, eficiente e de qualidade para todos.
No evento, estiveram presentes diversas autoridades e representantes de entidades de destaque na área odontológica. Entre os convidados, destacaram-se o Senador Nelsinho Trad, o Deputado Federal Carlos Gaguim, Deputado Federal Tadeu de Oliveira, o, e a Deputada Federal Gisela Simona. Também marcaram presença Doralice Severo, Coordenadora de Saúde Bucal, e Geraldo Reple Sobrinho, Vice-Presidente da CONASEMS. A Diretoria do Conselho Federal de Odontologia (CFO) foi representada por Juliano do Vale, Presidente do CFO; Nazareno Ávila, Vice-Presidente; e Luiz Evaristo Volpato, Tesoureiro. Além deles, estiveram presentes representantes de diversas entidades odontológicas.
Para conferir as imagens do evento, clique aqui.